top of page

Passo 1

Passo 2

Passo 4

Passo 3

Passo 5

Abrir fundação onde vai ser aplicada a calçada. Ter em atenção o bom estado da fundação e compactação do piso onde vai ser colocada a calçada a fim de evitar futuros assentamentos.

 

 

 

 

 

 

Para obtenção de uma boa base, deverá distribuir uma camada de pó de pedra ou areia com 4 a 10 cm de altura, consoante a dimensão da calçada.
No caso de enchimento de tampas ou para pavimentos mais resistentes utilize uma base de cimento.

 

 

 

 

 

 

Com o auxílio de um martelo deverá assentar a calçada na camada base ajustando a força necessaria para que a calçada fique firme. Se necessario com a ajuda do martelo acerte a forma da calçada. Deverá deixar uma junta (espaço de aproximadamente 0,5 cm entre cada calçada) de forma a diminuir o risco de oscilação.

 

 

 

 

 

Fechar as juntas com uma mistura de pó de pedra ou areia e cimento com o auxílio de uma vassoura.
Regue ligeiramente a calçada para que o material de preenchimento se infiltre melhor nas juntas.

 

 

 

 

 

 

 

Compacte a calçada com ajuda de uma placa vibratória ou maço (na falta deste equipamento pode utilizar uma base de madeira e bata sobre ela com a ajuda de um martelo para que a calçada fique bem compactada). Volte a repetir o PASSO 4.
No final elimine a sujidade causada pelo excesso de cimento da supercie da calçada, para isso espalhe sobre a calçada um pouco de pó de pedra ou areia (sem cimento) e varra a calçada. Deixe o cimento das juntas secar.

bottom of page